Programas Internacionais
O Records and Archives Management Programme (RAMP), estabelecido em 1979, visa a:
- Conscientizar o público em geral e tomadores de decisão sobre a importância dos registros e arquivos para o planejamento e desenvolvimento da salvaguarda do patrimônio nacional;
- Apoiar os Estados-membros no estabelecimento de infraestruturas de gestão de registros e arquivos eficientes por meio de padronização, legislação arquivística, treinamento e melhoria de infraestrutura (prédios e equipamentos);
- Promover debates internacionais sobre as principais questões na área de Arquivologia.
A UNESCO estabeleceu o Programa Memória do Mundo (Memory of the World Programme) em 1992. A iniciativa originou-se da conscientização em relação as condições lamentáveis de preservação e acesso ao patrimônio documental em várias partes do mundo. Guerras e conflitos sociais, bem como a falta de recursos, fizeram com que piorassem os problemas existentes há vários séculos. Coleções de grande importância ao redor do mundo têm sofrido vários danos, como: saques, tráfico ilegal e dispersivo, destruição, arquivamento e investimento inadequados. Muitas coleções já se perderam para sempre e outras estão ameaçadas de extinção mas, felizmente, alguns patrimônios documentais são às vezes redescobertos.
A visão do Programa Memória do Mundo é de que o patrimônio documental do mundo pertence a todos, e deve ser completamente preservado e protegido por todos, e com o devido respeito por hábitos e práticas culturais, devem ser permanentemente acessíveis a todos sem obstáculos.
A UNESCO e 32 instituições parceiras lançaram, em 21 de abril de 2009 a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library), um site que abriga materiais culturais de bibliotecas e arquivos do mundo todo. O site inclui manuscritos, mapas, obras raras, filmes, áudios, impressos e fotografias. Provê acesso público, irrestrito e gratuito a esses materiais.
A UNESCO promove o fluxo livre à todas as formas de conhecimento sobre educação, ciência, cultura e comunicação. As bibliotecas sempre fizeram parte do trabalho da UNESCO na promoção do acesso universal ao conhecimento.
A Organização é especialmente comprometida em apoiar a Biblioteca Mundial Digital para que ela se expanda e cresça mundialmente, já que promove educação, pesquisa e trocas por meio de melhoria e crescimento da disponibilidade de conteúdos na Internet.
Os esforços da UNESCO se concentram em fortalecer o poder do conhecimento e da informação para promover o desenvolvimento e evitar a exclusão do conhecimento, o que se refere às falhas existentes nos quatro pilares da Sociedades do Conhecimento: criação de conhecimento, preservação de conhecimento, compartilhamento de conhecimento e aplicação de conhecimento. As bibliotecas, especialmente as bibliotecas digitais, estão verdadeiramente no cerne da Sociedades do Conhecimento, pois possibilitam às pessoas o acesso, o compartilhamento e a aplicação do conhecimento.