Sobre a Seção de Gestão do Conhecimento da IFLA

Sobre a Seção de Gestão do Conhecimento da IFLA

Escopo


O interesse crescente na gestão do conhecimento (GC) pela comunidade IFLA foi confirmado pela aprovação da Seção de Gestão do Conhecimento no âmbito da IFLA, em dezembro de 2003. A Seção GC é uma unidade da Divisão IFLA III (Serviços de Biblioteca). Com o crescente interesse na implementação da gestão do conhecimento em ambientes de informação, cujos profissionais da área expressaram a necessidade de uma compreensão mais profunda das muitas dimensões da GC e sua relevância para seu trabalho. A Seção GC IFLA cria mecanismos para facilitar a aplicação da GC nas bibliotecas, desenvolvendo um programa de atividades que apóia os profissionais da informação para implementar a GC em suas próprias organizações.

Definição de trabalho da gestão do conhecimento
GC é um processo de criação, armazenamento, compartilhamento, aplicação e reuso do conhecimento organizacional, visando à organização atingir suas metas e objetivos. A GC está estendendo o conceito de ‘conhecimento’ além dos conceitos já existentes, como ‘memória’, ‘armazenagem’ e ‘informação’. O termo abrange áreas como o conhecimento tácito (conhecimento), o conhecimento implícito (experiências vivenciadas), conhecimento explícito (informação) e conhecimento processual (aprendizagem).

Missão

GC engloba muitas dimensões da gestão organizacional e as atividades da Seção são destinadas a refletir isso, fornecendo uma ampla plataforma de atividades integradas, através do trabalho em cooperação com outras divisões da IFLA e organizações profissionais.

Objetivos

  • Apoiar a implementação da cultura de GC em bibliotecas e ambientes de informação;
  • Fornecer uma plataforma internacional para profissionais de comunicação e compreensão da importância da GC para bibliotecários e suas organizações;
  • Acompanhar a evolução da GC e promover a sua aplicação prática no seio da comunidade IFLA.

Para atender à demanda dos bibliotecários para melhorar suas habilidades no ambiente de trabalho em constante mudança, a Seção visa proporcionar conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de GC, tais como:

  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Medidas de melhoria de desempenho, sendo orientada para o valor ao invés de apenas orientada à serviços;
  • Explorar os prós e contras da implementação da GC;
  • Utilizar a comunicação interativa em ambientes de informação para aumentar o compartilhamento de conhecimento.


Atividades

A Seção de GC da ILFA pretende trabalhar em colaboração com outros setores para desenvolver programas que se concentram em vários aspectos da GC, e explorar áreas de interesse mútuo, por exemplo, educação e formação, desenvolvimento profissional, teorias e metodologias, comunicação intercultural, desenvolvimento organizacional; TI e mídia. Além disso, trabalhar as ‘melhores práticas’, exemplos e estudos de caso para fazer a GC aplicável à uma ampla gama de profissionais da informação em bibliotecas e centros de informação, em todo o mundo. Investigar como as associações profissionais influenciam e apoiam a implementação da GC em bibliotecas e ambientes de informação. E, por último, elaborar um website da Seção GC como um repositório de informação, bem como uma lista de discussão sobre GC, que serve para a comunicação e distribuição de informações relevantes aos membros da seção.


Fonte: http://www.ifla.org/en/about-the-km-section

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